LIMITES DA CONTABILIDADE E DA GESTÃO FINANCEIRA NA TOMADA DE DECISÃO.


LIMITES DA CONTABILIDADE E DA GESTÃO FINANCEIRA NA TOMADA DE DECISÃO.

.


As empresas são constituída por departamento, e os mesmos estão interligado por circuitos que canalizam informações financeiras e informações não financeiras.
Todavia, as respectivas informações, sobretudo a financeira é introduzida, classificada, apurada e validada pela contabilidade e, posteriormente regista no sistema informático.
Quando a informações financeira está no sistema informático existem vários utilizadores. Na verdade, a incipiência na utilização marginal da informação financeira está atrelada ao desconhecimento do seu fim.
Quando uma empresa recebe uma factura dos fornecedores e, emite facturas para o cliente, a contabilidade apenas tem a responsabilidade de analisar o cumprimento do regime jurídico das facturas e documentos equivalente, depois classificar de acordo ao PGC e, por seguinte lançar no software de contabilidade. Essa operação é rotina diária do contabilista.
Onde termina o trabalho do contabilista começa o trabalho do gestor financeiro, será neste caso analisar os prazos de pagamento da factura do fornecedor e, analisa os limites de crédito nas facturas emitidas aos clientes. E, aqui vamos ter duas funções financeira: contas a pagar e contas a receber.
O controlo de contas a receber e contas a pagar, vai levar ao estabelecimento da métrica do ciclo financeiro e ciclo operacional da empresa. E, é aqui onde o gestor financeiro trabalha na manutenção da liquidez da empresa, sem comprometer as suas atividades operacionais.
Félix Inácio

670 Visualizações

Comentários